Comece a correr já!

13 set, 2016 | DICAS DE TREINO

Quem não conhece alguém que tenha uma paranoia ou algum tipo de vício por corrida?
Ou ainda, quando falamos que correr deixa a pessoa mais feliz, com bom humor ou que uma ou outra dor muscular podem ser classificada como gostosa.
Correr realmente libera algumas enzimas no cérebro que a ciência comprova tudo aquilo que citamos no paragrafo anterior.
Então, o Sujo de Barro preparou algumas dicas para você, iniciante, que está com dúvidas em escolher a sua primeira prova de corrida. Fique de olho em todos os detalhes!
Essa dica serve para qualquer atividade física. Mas ao correr ao ar livre é ainda mais importante para que você não tenha nenhum problema no meio da rua. Uma boa pedida para avaliar sua condição é consultar um medico para determinar a sua capacidade atlética, pois servirá de base para a prescrição de exercícios.
  • Escolha o desafio em uma data não muito próxima para ter tempo para treinar.
  • Analise a altimetria da prova procurando sempre optar pelos trajetos mais planos possíveis, dessa forma treine especificamente para o desafio escolhido.
  • Vá a uma corrida bem organizada, preferencialmente já feita por algum colega para ter algumas dicas e orientações.
  • Priorize as provas que seu grupo de amigos fará assim seus treinos não serão solitários.
  • Use tênis próprios para corrida e roupas leves.
  • Nunca deixe a hidratação para depois, beba agua sempre que puder.
E quando for treinar nas ruas em seu dia a dia, você precisa estar visível, especialmente para os motoristas. Use roupas claras e com detalhes refletivos. Opte pelos tênis e jaquetas mais chamativos que você tiver.
Não importa o quão confortável você se sente durante a noite, é sempre mais seguro correr quando tem mais gente na rua. Se você costuma correr sozinho, tente encontrar um grupo de corrida, assim você terá parceiros para as passadas.
Coloque a carteira de motorista e o cartão de seguro médico (no caso de você se machucar) em seu bolso. Se for possível, corra com o seu celular. Isso tudo fará com que você possa ser identificado caso sofra algum acidente.
Para algumas pessoas é quase impossível correr sem música. Mas você precisa tomar muito cuidado ao ouvir as melodias durante as corridas ao ar livre. Cortar o seu senso de audição significa que você não poderá ouvir carros que se aproximam, os ciclistas gritando para pedir passagem, os cães latindo ou qualquer outra ameaça potencial. Se não tiver jeito, corra usando apenas um lado do fone de ouvido.
Mesmo se você estiver correndo em um parque, onde não tem carros, sempre terá alguém passando ao seu lado, podendo ser outro corredor ou um ciclista. Se você está se aproximando de outra pessoa e precisa ultrapassá-la, comunique-se com ela e deixe-a saber que você está por perto.
É sempre uma boa ideia ter ao menos algum dinheiro com você, caso ocorra alguma emergência. Por exemplo, se o tempo estiver muito ruim ou algum ferimento começar a incomodá-lo, você pode precisar de um táxi ou ônibus para voltar para casa. O dinheiro extra também pode ser útil quando você precisa comprar uma água, uma bebida esportiva ou algum petisco durante o treino.
Se um local ou uma pessoa não faz com que você se sinta confortável, confie em seus instintos e corra em outra direção.
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