Entenda as faixas nas artes marciais
Saiba que algumas modalidades podem demorar até 10 anos para um praticante se tornar um verdadeiro “ faixa preta”.
Existem muitas lendas, ou histórias sobre a graduação e o sistema de faixas dentro das artes marciais, entretanto, a mais comum é a de que um praticante novato que começou com o seu treinamento com uma faixa comum de cor branca, amarrada na cintura, simplesmente com o objetivo de segurar seu uniforme. Com o passar do tempo, e o treinamento constante, esta faixa tornou-se encardida e desgastada, o que a deixou com a cor mais escura com o passar dos tempos, até tornar-se preta e isso levou a grande “fama” do faixa preta.
Desta forma, a filiação da Equipe à uma Entidade é que vai nortear o modo de se graduar um atleta praticante de artes marciais.
Vale ressaltar que cada modalidade de luta, ou arte marcial tem as suas regras e culturas sobre a graduação.
Alguns professores a mestres utilizam os graus que acabam subdividindo cada faixa de acordo com a evolução individual de seu aluno.
Além dos conceitos de respeito, hierarquia e infinitas possibilidades de técnica de luta um “faixa preta” leva tudo isso para fora dos tatames, não existe faixa preta apenas dentro do tatame, os ensinamentos que as Artes Marciais oferecem para seus praticantes vão garantir os caminhos corretos para toda a vida. Cabe a você decidir qual caminho seguir.