Entenda as faixas nas artes marciais

20 dez, 2016 | LUTAS

Umas das principais características de todos os praticantes de Artes Marciais é a identificação de seus amigos por cor da faixa, isso mesmo, cor da faixa.
Quem nunca sonhou em ser um faixa preta?
Saiba que algumas modalidades podem demorar até 10 anos para um praticante se tornar um verdadeiro “ faixa preta”.

Existem muitas lendas, ou histórias sobre a graduação e o sistema de faixas dentro das artes marciais, entretanto, a mais comum é a de que um praticante novato que começou com o seu treinamento com uma faixa comum de cor branca, amarrada na cintura, simplesmente com o objetivo de segurar seu uniforme. Com o passar do tempo, e o treinamento constante, esta faixa tornou-se encardida e desgastada, o que a deixou com a cor mais escura com o passar dos tempos, até tornar-se preta e isso levou a grande “fama” do faixa preta.

Em nosso país, não existe uma regulamentação bem definida sobre este aspecto (graduação de atletas), tendo como uma das principais definições a de que cada atleta, equipe, ou grupo de praticantes, para que se estejam em conformidade, a filiação em uma entidade representativa, tais como as FEDERAÇÕES E CONFEDERAÇÕES devidamente registradas e legalizadas, sendo estas, as entidades regulamentadoras, ou que pelo menos definem algumas regras para a prática desportiva.
Não entraremos no mérito de nosso ponto de vista em relação à isso, se acreditamos ser correto ou não, se concordamos ou não com a maneira que isto é administrado em nosso país, entretanto é evidente que muitas ENTIDADES se intitulam acima das tradições, tentam de toda a maneira monopolizar uma modalidade ou arte marcial, afastando-nos cada vez mais da tradição e dos conceitos básicos de um bom praticante das artes marciais, mesmo porque o acumulo de conhecimento e princípios só podem ser conquistados com os vários anos de treinamento e adaptação ao estilo de vida.

Desta forma, a filiação da Equipe à uma Entidade é que vai nortear o modo de se graduar um atleta praticante de artes marciais.

Vale ressaltar que cada modalidade de luta, ou arte marcial tem as suas regras e culturas sobre a graduação.

Alguns professores a mestres utilizam os graus que acabam subdividindo cada faixa de acordo com a evolução individual de seu aluno.


Além dos conceitos de respeito, hierarquia e infinitas possibilidades de técnica de luta um “faixa preta” leva tudo isso para fora dos tatames, não existe faixa preta apenas dentro do tatame, os ensinamentos que as Artes Marciais oferecem para seus praticantes vão garantir os caminhos corretos para toda a vida. Cabe a você decidir qual caminho seguir.
Free Divi WordPress Theme, Find new Free Android Games at dlandroid24.com