Alimentos leves para curtir o verão com saúde

8 fev, 2017 | NUTRIÇÃO

Durante o verão, nosso metabolismo fica prejudicado por conta das altas temperaturas. Moleza, fadiga e digestão lenta são os sintomas mais comuns desta época do ano, além do aumento da eliminação de líquidos através do suor. Por conta desses fatores, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. As refeições que fazemos nos dias de calor podem determinar se passaremos o dia com mal-estar e indisposição ou se teremos pique para encarar as atividades cotidianas. Não apenas isso, mas os alimentos corretos irão garantir saúde e evitar o surgimento de doenças.

Além da hidratação constante, é fundamental investir em alimentos que reponham os nutrientes perdidos por meio do suor e dar preferência a refeições de fácil digestão, que não exijam muito trabalho do organismo para serem absorvidas. Confira a galeria de alimentos que são ideais para a temporada de calor:

1. Água

A reposição de líquidos é fundamental, especialmente no calor. Não espere sentir sede para encher sua garrafinha, pois este já é um sinal da desidratação.

2. Sucos

Outra forma de manter o corpo hidratado é através dos sucos naturais, que, além de fornecerem água, garantem uma boa parcela de nutrientes ao corpo.

3. Limão

Rico em vitamina C e poderoso antioxidante, o limão é também refrescante e versátil. Use-o em preparações de sucos e também no tempero de saladas, em substituição aos molhos industrializados e gordurosos, que são mais difíceis de serem digeridos. Quando combinado a folhas de cor verde escura, como a rúcula, ajuda na maior absorção de ferro presente nesses alimentos.

3. Manga

Outra fruta que pode ser utilizadas nas saladas de verão é a manga, que combina bem com esse tipo de preparação e fornece uma dose extra de vitaminas e minerais.

4. Carboidratos complexos

Os carboidratos devem representar 60% da ingestão diária de alimentos. Porém, é preciso ficar atento ao tipo consumido. Enquanto os carboidratos simples, como o pão francês, são pobres em valores nutricionais, os integrais fornecem nutrientes e fibras e ajudam a controlar o nível de glicose e colesterol no sangue, proporcionando bem-estar. Além disso, eles ajudam na sensação de saciedade e funcionamento do intestino.

5. Hortaliças

Aposte nas folhas para promover a desintoxicação do organismo e fortalecer a imunidade. Além de eliminar as toxinas, elas ajudam no bom funcionamento do intestino e são muito fáceis de serem digeridas. Inclua estes alimentos em saladas, sucos e preparações com carnes.

Dra. Amanda Arruda Matos

Dra. Amanda Arruda Matos

Nutricionista

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