Café com óleo de coco: Mitos e Verdades

20 fev, 2017 | NUTRIÇÃO

Atualmente, tudo que “promete” emagrecimento, melhor desempenho nas atividades físicas, ou, simplesmente, uma “forcinha” para a pessoa seguir uma alimentação e hábitos de vida mais saudáveis ganha destaque.

Uma bebida à base de café e óleo de coco, tem chamado a atenção, conquistando “muitos adeptos” (especialmente aqueles que praticam atividade física com regularidade), ao mesmo tempo em que causando muitas dúvidas.

Você também já se perguntou “por que tomar café com óleo de coco” ?! Quais benefícios que essa mistura oferece? Quem deve e quem não deve consumir?

Abaixo, esclarecerei estas e outras dúvidas sobre o assunto.

1. Benefícios do café com o óleo de coco:
A combinação é uma boa fonte de energia de fácil metabolização e absorção e biodisponibilidade, que promove saciedade, em conjunto com o efeito termogênico e estimulante do café.

2. Café com óleo de coco antes de treinar:
O óleo de coco extra virgem possui na sua composição uma predominância dos lipídios (gordura) de cadeia média, com maior facilidade de digestão, absorção e produção de energia mais rapidamente. Logo, o seu uso pode ser indicado antes do treino, momento em que o corpo precisa ter energia disponível para um bom rendimento.

Combinando a facilidade de obter energia e saciedade a partir do óleo de coco, com os efeitos termôgenicos e estimulantes da cafeína, o café com óleo de coco pode ser uma estratégia para o pré-treino, principalmente quando o indivíduo estiver seguindo alguma dieta de restrição de carboidratos.

3. Óleo de coco e emagrecimento:
O que promove o emagrecimento é o conjunto da redução da ingestão de energia (caloria) e inflamação em conjunto com o aumento do gasto energético. O déficit calórico é fundamental para que ocorra o emagrecimento. Ainda não existem evidências científicas fortes na literatura que comprovem o efeito benéfico do óleo de coco no emagrecimento.

Caso seja consumido fora de um contexto saudável e equilibrado, pode promover o acúmulo de gordura corporal, aumento da gordura abdominal, aumento do colesterol no sangue, aumentando o risco para uma doença cardiovascular (infarto, AVC, placa de ateroma, derrame).

4. Café com óleo de coco e suas indicações:
A recomendação é muito utilizada na linha da Nutrição Funcional, além das recomendações da dieta paleolítica e cetogênica. No entanto, a prática pode fazer parte de uma alimentação equilibrada e balanceada, de quem gostar da palatabilidade e sentir um efeito benéfico em seu organismo.

Porém, não é indicado para pessoas que apresentam hipertensão, colesterol elevado, e uma alimentação desequilibrada.

5. Horário indicado para tomar a bebida:
O consumo de café com óleo de coco deve ser após o treino, ou à noite. Para saber a quantidade ideal para cada indivíduo, é recomendado que ele procure um nutricionista.

Dra. Amanda Arruda Matos

Dra. Amanda Arruda Matos

Nutricionista

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