Opções saudáveis para o café da manhã

14 fev, 2017 | NUTRIÇÃO

Um bom café da manhã vai nos proporcionar o “combustível” necessário para iniciar o dia com as melhores energias e vai dar ao nosso organismo os nutrientes essenciais para funcionar de maneira correta. Por essa razão, não devemos pular o desjejum, e sim consumir um bom café da manhã que nos forneça a energia suficiente para o corpo e para ativar nosso metabolismo.

A seguir, vou propor 7 cafés da manhã fáceis de preparar para que não existam mais desculpas na hora dessa importante refeição.

1) Aveia com frutas

A aveia e a fruta são dois dos melhores aliados para acelerar o metabolismo, pois proporcionam energia ao corpo e nos mantêm saudáveis em geral. Esse café da manhã é muito simples de preparar, pois a única coisa a ser feita é cozinhar ½ xícara de aveia em flocos com leite desnatado. Depois, se adiciona uma colher de gérmen de trigo ou linhaça em pó e finalmente ¼ de xícara de frutas vermelhas, maçã ou banana.

2) Iogurte com granola

O iogurte grego se popularizou muito pelo fato de conter o dobro de proteínas e probióticos que o iogurte comum. O ideal é conseguir iogurte grego natural e adicionar a ele ¼ de xícara de granola (frutas secas e frutas).

3) Waffle com fruta e manteiga de amendoim

Esse delicioso café da manhã é ideal para as crianças graças ao seu agradável sabor e a sua forma. Coloque a massa na máquina de waffle e quando ele estiver bem torradinho, passe manteiga de amendoim, acrescente algumas frutas vermelhas.

4) Tapioca com recheio leve

Esta iguaria tipicamente brasileira é uma ótima alternativa para um café da manhã cheio de energia, por isso é uma boa escolha para quem pratica atividade física pela manhã. No entanto, esqueça os recheios tradicionais de leite condensado com os quais estamos acostumados, e aposte em ingredientes leves para montar uma refeição mais saudável.

5) Ovos mexidos com bolacha de arroz integral

Os ovos são considerados a melhor fonte de proteína que existe, e podem se tornar uma refeição extremamente nutritiva. Eles oferecem uma combinação ideal de proteína e gordura, que dá uma sensação de saciedade e ajuda a reduzir a fome até a próxima refeição.
Para o café da manhã, faça dois ovos mexidos adicionando ingredientes saudáveis como queijo cottage ou queijo branco, tomate, salsinha e cebolinha.
Como acompanhamento, ao invés de torradas e pães, que tal experimentar bolachas de arroz integral. Elas são fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, possuem fibras e não contêm glúten.

6) Vitamina de leite, frutas e aveia

As vitaminas são uma excelente opção para tomar o café da manhã de forma saudável e sem demorar muito tempo em prepará-lo.

Ingredientes:

1 xícara de leite desnatado ou semidesnatado.
1 porção de banana, maçã, cerejas, pêssego ou a fruta que preferir. Opcionalmente, várias podem ser combinadas.
½ xícara de aveia.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e misture-os até obter a vitamina. Pode-se acrescentar mel ou adoçante. Ingerir imediatamente.

7) Suco verde detox

Em uma manhã apressada, bater um suco verde detox com ingredientes simples pode ser o café da manhã perfeito para tomar no caminho. Ele ajuda a eliminar toxinas, ativar o metabolismo, e ainda oferece diversas vitaminas.

Ingredientes:

1 xícara de folhas de couve manteiga
1 xícara de pedaços de manga congelados (deixe cortados no freezer durante a noite)
2 talos médios de aipo (também chamado de salsão)
1 xícara de suco de laranja ou tangerina
¼ de xícara de salsinha picada
¼ de xícara de hortelã picada

Simplesmente junte os ingredientes em um liquidificador e bata até atingir a consistência desejada para obter um suco nutritivo e desintoxicante.

Dra. Amanda Arruda Matos

Dra. Amanda Arruda Matos

Nutricionista

CRN3 20099
Atendimento Consultório Espaço Nutri
Rua: Alberto Segalla, 1-97
Parque Infante Dom Henrique – Bauru/SP
(14) 3010-9160/98125-8555
amanda@sujodebarro.com.br

Free Divi WordPress Theme, Find new Free Android Games at dlandroid24.com