Quando fazer alongamento?

29 jun, 2017 | DICAS DE TREINO

Alongar antes ou depois de fazer  exercícios? 

Alongar é importantíssimo, o alongamento melhora a flexibilidade, amplia a capacidade articular e melhora o funcionamento muscular.  Todo programa de exercícios, independentemente de seus objetivos ou da modalidade praticada, deve incluir exercícios de alongamento. Apesar do consenso quanto à necessidade de fazer alongamento, existem inúmeras controvérsias a respeito .

As controvérsias dizem respeito à eficácia do alongamento na prevenção de lesões, a indicação de alongar imediatamente antes ou logo depois dos exercícios e a duração do alongamento para cada grupo muscular entre outras.

Quando alongar

O alongamento deve ser feito como prática regular, podendo até ser feito antes de outras atividades.  O importante é perceber que seu efeito aparecerá a médio e longo prazo, assim como os benefícios de exercícios de força e de resistência. O que é uma prática comum e não recomendado é o alongamento imediatamente após o exercício, principalmente exercícios mais intensos e ou prolongados. A contra indicação se justifica pela existência de possível micro traumas nos músculos exercitados. Alongar neste momento não traz nenhum benefício, podendo até mesmo provocar maior dano muscular.

Não adianta estar alongado é necessário ser flexível.

Não trabalhe a flexibilidade sem auxílio profissional  O primeiro erro de quem vai alongar é trabalhar a sua flexibilidade sem nem um tipo de avaliação profissional. Além disso, o acompanhamento de um profissional para ensinar e auxiliar a execução dos exercícios é primordial. Depois que você já souber o passo a passo, pode repetir os movimentos em casa.

 

 

Free Divi WordPress Theme, Find new Free Android Games at dlandroid24.com