Carne vermelha, Mitos e verdades!

20 set, 2017 | NUTRIÇÃO

Carne Vermelha: Mitos E Verdades
Quem está de dieta não pode consumir carne vermelha?
Mito. A carne pode ser consumida por qualquer pessoa, salvo aqueles com alguma patologia específica que impeça a ingestão. Mesmo em planos alimentares restritivos ela sempre está presente. A carne vermelha faz mal à saúde quando é consumida em excesso e quando contém gordura, ou seja, rica em colesterol. Prefira sempre os cortes mais magros, como patinho ou alcatra.
O ser humano não precisa de carne vermelha para viver bem
Verdade. A carne é uma excelente fonte proteica e de vitaminas, mas não é a única. Todos os alimentos possuem características benéficas, mesmo em diferentes escalas. Vegetarianos podem viver muito bem, desde que consigam ingerir os alimentos em variedade e qualidade corretas para substituir a carne.
Não existe substituto para a carne vermelha?
Mito. Quem deseja reduzir o consumo de carne vermelha ou excluir o alimento do cardápio deve estar bem atento ao que irá colocar no prato. É preciso consumir fontes proteicas variadas e em quantidades significativas, como frutas, leguminosas, castanhas e grãos, incluindo soja, feijão, grão de bico e ervilha. O grande segredo para ser um vegetariano saudável está na diversificação dos alimentos, que é o maior responsável pela melhora da oferta de aminoácidos na dieta. É importante acompanhar os níveis de ferro e vitamina B12. Em caso de alterações nos exames, pode ser necessário repor os nutrientes com medicamentos para evitar a anemia.
O ferro da carne vermelha é melhor do que aquele encontrado nos vegetais
Parcialmente verdade. O ferro encontrado na carne vermelha tem maior taxa de absorção em comparação às fontes vegetais. Porém, o ferro presente nos vegetais também é absorvido e metabolizado, mesmo que em menor proporção. As melhores fontes de ferro vegetal são: salsa, grão-de-bico, ervilha, lentilha, agrião, espinafre, beterraba crua, grãos integrais ou enriquecidos, nozes, castanhas, feijão vermelho e frutas secas.
Comer carne vermelha todos os dias pode fazer mal à saúde?
Parcialmente verdade. Estudos recentes mostram que seu consumo diário aumenta as chances de doenças cardiovasculares e risco de morte, mas está ingestão está relacionada aos cortes cheios de gordura ou carne processada, como a salsicha. Dentro de um plano alimentar, o consumo de carne é muito individual, mas, de uma forma geral, ela pode estar presente no cardápio até duas vezes por semana. Procure sempre alternar com carnes de ave, peixe ou porco. Elas possuem nutrientes diferentes e trazem outros benefícios ao organismo.
Prato de bife sem gordura, arroz e feijão pode ser parte de uma dieta saudável?
Verdade. Um filé de carne magra grelhada (com 90g) possui, em média, 200 Kcal. Com o arroz e feijão, forma um prato rico em carboidratos, aminoácidos essenciais, gorduras (não esqueça que ela também é necessária), ferro e outros minerais, além de vitaminas. É um prato nutricionalmente completo.
A carne vermelha não faz falta ao organismo?
Mito. Se os nutrientes presentes na carne vermelha não forem repostos em outros alimentos poderá levar à carência de diferentes nutrientes. A carne é fonte de proteínas, ou seja, rica em aminoácidos essenciais que nosso corpo não produz e só podemos absorver através da alimentação. Também é fonte de vitamina B12, não encontrada em alimentos vegetais, e ferro, que possui melhor qualidade e capacidade de ser utilizado pelo organismo quando comparado ao mineral encontrado nos vegetais.
Drª Amanda Arruda Matos
Nutricionista Clínica e Personal Diet
CRN3 20099
Dra. Amanda Arruda Matos

Dra. Amanda Arruda Matos

Nutricionista

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