Crianças devem participar de competições esportivas?
Crianças participando de competição pode ser sinônimo de frustação, pois a possibilidade da derrota pode ser apavorante. Porém, a competição, quando bem direcionada pode ser muito saudável para os pequenos, pois já começa a prepara-los para as derrotas e vitórias que terão pela vida.
Aprender que nem sempre ser o melhor, que insistir e não desistir vai gerar evolução, faz sua autoestima triplicar e cabe aos pais direcionar, ser apoio, auxilio e estimular uma competição saudável.
Mais que vencer a importância da consciência de que não precisa vencer para crescer no esporte, criando junto com as crianças metas que sejam mais acessíveis que o pódio da ultima competição, dessa forma a criança entenderá que superar a si próprio é o melhor resultado.
Nunca cobre de uma criança o primeiro lugar, cuide para que ela se divirta sempre e valorize as pequenas conquistas. Por exemplo, se ele correu mais rápido dessa vez do que da última e mesmo assim não ganhou a corrida, não foque na derrota e sim no que ele conseguiu evoluir com o seu esforço.
Se em alguma competição, seu filho foi o último, mostre para ele os pontos positivos que ele pode tirar dessa experiência. Que ele, por exemplo, se divertiu bastante e que da próxima vez ele saberá os pontos que precisa melhorar. Transforme a derrota na competição em uma experiência enriquecedora para ele.
Vencer é uma delícia e todo mundo adora, mas se uma vez que começarmos a dar muito valor para a vitória, provavelmente a criança vai se sentir obrigada a vencer sempre. Então, parabenize, mas foque também em outros pontos que foram importantes.
A competição pode ser muito saudável para uma criança, pode trazer consigo diversos aprendizados que vão levar para o resto da vida. Então, incentive, esteja ao lado, participe e se divirta junto com eles.
Pais cuidado:
Incentive seu filho a vencer sempre, mas cuidado, o vencedor pode ser quem menos aprende em uma competição.
Criança tem que se divertir.