Você já teve câimbras?

27 mar, 2019 | COLUNA DO ZANCA, DICAS DE TREINO

Você já teve câimbra?

Separei algumas informações para entender e prevenir esse mal que assombra a todos nós!
Normalmente é causada por atividade física intensa, falta de alongamentos, desidratação, mau condicionamento físico, má alimentação, deficiência de sais minerais ou ainda gravidez.
A câimbra é uma contração muscular involuntária, violenta e muito dolorosa, que paralisa a musculatura afetada. A câimbra ocorre quando o músculo deixa de ter as condições ideais para uma contração muscular normal.
 Acontece muitas vezes durante a noite quando estamos dormindo quando os músculos estão relaxados. Mas também pode ocorrer durante o dia e durante os treinos.
Entre as possíveis causas de câimbras na panturrilha estão:
• Atividade física intensa;
• Desidratação durante esforços prolongados,
• Não repor devidamente os sais minerais como cálcio, magnésio e sódio;
• Fratura ou stress nos ossos da perna, que podem provocar uma contração muscular involuntária ao redor da lesão como forma de proteção;
• Diabetes, problemas na tireoide, hipoglicemia (pouco açúcar no sangue), abuso de álcool e outras situações que alterem o metabolismo normal do corpo;
• Mal de Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica e outras doenças neurológicas que afetam os nervos responsáveis pela contração muscular;
• Varizes e insuficiência venosa;
• Falta de preparo físico decorrente de longos períodos sem fazer exercícios;
• Falta de vitaminas B1, B5 e B6;
• Medicamentos diuréticos.

O que fazer em caso de câimbra na panturrilha?

1. Puxe lentamente e suavemente a ponta do pé para cima, contrariando a contração muscular. Se não conseguir fazer isso sozinho, peça ajuda a alguém;
2. Respire fundo e continue o movimento até desaparecer a dor e o espasmo muscular;
3. Não faça movimentos bruscos para tentar vencer a câimbra, pois poderá piorar o problema;
4. Não faça alongamentos durante a câimbra para evitar lesões na musculatura.
Após a câimbra:
• Aplique uma compressa quente na panturrilha durante 20 minutos;
• Massageie o local com movimentos circulares durante alguns minutos;
• Faça alongamentos na panturrilha. Lembrando que o alongamento para ser eficaz precisa ser mantido durante pelo menos 20 segundos e sem “soquinhos”.
Como prevenir câimbras na panturrilha?
• Aumentar o consumo de alimentos ricos em sódio, potássio, cálcio e magnésio, como tomate, banana, mamão,  couve, espinafre e brócolis;
• Beber pelo menos 2 litros de água por dia;
• Praticar atividade física regularmente, ao menos 3 vezes por semana;
• Fazer alongamentos regularmente.
A melhor forma de prevenir esse mal é estar em dia com seu condicionamento físico e alongamentos, e sempre com um profissional de Educação Física Habilitado e qualificado.
Caso as câimbras persistam e sejam muito frequentes, o mais indicado é consultar um médico, para que a causa das câimbras seja identificada e tratada.

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