Seu joelho doi?

9 fev, 2020 | DICAS DE TREINO

Nosso joelho é a maior articulação do corpo e uma das mais delicadas devido a sua anatomia e por sustentar boa parte do nosso peso.

Dores e desconfortos podem ser comuns, principalmente para quem pratica atividade física regular, como futebol, basquete, vôlei, tênis, jiu-jitsu, saltos, corridas de longa duração e etc. Fatores como sobrepeso, sedentarismo e pequenas variações de alinhamento também contribuem para alguns problemas se desenvolverem.

Atualmente há uma busca estética por músculos grandes e definidos. É comum observar praticantes de musculação treinando com sobre peso, fazendo agachamentos sem nem se preocupar com o alinhamento correto das articulações.
Durante sua execução é importante observar se os joelhos estão alinhados. De maneira geral, na hora de agachar eles devem estar apontados para a mesma direção que a ponta do pé. Se eles virarem para fora ou para dentro, com o passar do tempo problemas como a condromalácia podem aparecer. Fique atento ao modo como seu corpo responde a estímulos e consulte um educador físico. Quando o joelho vira para dentro ao agachar, por exemplo, pode ser um sinal de desequilíbrio da musculatura do quadril, glúteos e coxas. A partir daí, você pode fortalecer essas regiões para se exercitar sem se lesionar.

O ideal para quem tem desvios de joelho é fazer exercícios em isometria (sem movimento articular, como a prancha). Além disso, é muito importância buscar equilíbrio dos grupos musculares exercitados (membros superiores e inferiores) para não provocar desalinhamento corporal.
Então, se você gosta de treinar, treine direito para treinar para sempre.

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